$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS ADAPTATIVOS PARA REDES DE SENSORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JAYME ELIAS DE OLIVEIRA NETO

Colaborador(es):  RODRIGO CAIADO DE LAMARE - Orientador
Número do Conteúdo: 35814
Catalogação:  10/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35814@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35814@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35814

Resumo:
A conexão sem fio vem se tornando mais comum nos últimos anos isso aumenta a probabilidade de interferência entre sinais e com o ruido ambiente, fazendo com que o sinal na recepção apresente uma diferença considerável em relação ao sinal transmitido. Neste trabalho são desenvolvidos algoritmos que aplicam simultaneamente técnicas de filtros adaptativos e adaptação de redes. Os algoritmos desenvolvidos têm como objetivo serem aplicados em um sistema de comunicação para dispositivos IoT e redes de sensores sem fio. O objetivo é reconfigurar os filtros e a ligação entre os nós para que erro do sinal na recepção seja o menor possível. Em um algoritmo de filtros adaptativos temos conhecimento dos sinais de entrada e saída, começamos o processo aplicando um vetor de valor inicial 0 que em cada interação é variado em função da magnitude do erro. Com base nessa técnica podemos desenvolver variações ainda mais eficientes. Usamos variações que localizam e excluem frequências com menor probabilidade de estarem presentes no sinal alem de ajustarem a configuração da rede. As técnicas utilizadas são variações do algoritmo Least Mean Square (LMS). As técnicas usadas para adaptação de redes são Busca Exaustiva (BE) e Explorador de Esparsidade (EE) para adaptar o filtro aplicamos a Adaptação Continuo-Discreta Alternada (ACDA). Alem disso, propõem-se combinar os algoritmos de adaptação de rede e de parâmetros em um único que gera um resultado mais exato. A modulação por espalhamento espectral usada no LoRa tem potencial para ser a principal rede aplicada na maioria dos projetos e aplicações IoT. Nas simulações apresentaremos sinais e configurações compatíveis com o sistema LoRa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui