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Título: O HUMANITÁRIO HERÓI: UMA LEITURA DO IMAGINÁRIO DO HUMANITARISMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE FERNANDES VASCONCELOS DE ABREU

Colaborador(es):  MONICA HERZ - Orientador
Número do Conteúdo: 35806
Catalogação:  10/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35806@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35806@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35806

Resumo:
Este trabalho analisa a representação estética do discurso do humanitarismo a partir do papel do humanitário como personagem principal da narrativa heroica da política internacional. Entendido como um conjunto de técnicas e procedimentos, o humanitarismo classifica e reforça a disciplina relacionada à política internacional por meio do comportamento individual e coletivo. Esta tese argumenta que essa organização pode ser identificada por meio da análise desse discurso, especialmente nas imagens relacionadas ao humanitarismo e normalmente utilizadas em campanhas humanitárias por organizações humanitárias internacionais e organizações não governamentais. Campanhas que exploram a identificação e reflexão do espectador com a iconografia utilizada tendem a contribuir para essa construção do humanitário como o herói da política internacional, ou seja, o indivíduo que salva e que soluciona os problemas e as crises do internacional, como conflitos, sofrimento, fome, pobreza e catástrofes ambientais. As imagens do herói humanitário contribuem para a sua perpetuação como um mito moderno, um modelo de conduta da ação individual em relação à política internacional e ao sofrimento distante que ironicamente mobiliza uma moral coletiva através da gratificação autocentrada.

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