INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESEMPENHO OPERACIONAL EM PEQUENAS EMPRESAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E UMA PROPOSTA DE ESTUDO EMPÍRICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KAMILA ALMEIDA DOS REIS

Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Número do Conteúdo: 35791
Catalogação:  06/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35791@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35791@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35791

Resumo:
Pequenos empreendimentos são muito importantes para a economia de um país, especialmente daqueles em desenvolvimento, como o Brasil. Assim como as grandes empresas, as pequenas precisam encontrar formas de medir o seu desempenho operacional. Contudo, existem poucos trabalhos que abordem esse tema, devido principalmente à grande diversidade de indicadores que não se adaptam às realidades destas pequenas empresas. Este estudo tem por objetivo classificar estes indicadores por meio de uma revisão sistemática da literatura propondo uma taxonomia dos indicadores de desempenho operacional e dos determinantes, moderadores, mediadores e variáveis de controle do desempenho operacional de pequenas empresas e um framework para elaboração de pesquisas mais amplas com as diferentes variantes causais encontradas. Após a realização da revisão verificou-se que existem diversas nomenclaturas para o mesmo termo e que vários autores abordam os mesmos indicadores. Identificou-se ainda que o desempenho operacional em pequenas empresas é mensurado através de uma ou mais de suas cinco dimensões como escala do Desempenho Operacional, como escala de outros indicadores (Qualidade como escala de Desempenho organizacional), ou ainda sendo as próprias dimensões os indicadores de Desempenho (Inovação). Os resultados foram organizados em tabelas e dispostos no framework com as diferentes variáveis. A partir do framework, é proposto um modelo causal relacionando algumas das variáveis, para teste de survey aplicado a serviços em pequenas e médias empresas. Devido ao tempo de pesquisa e à generalização das palavras-chave, sugerem-se propostas de trabalhos futuros para a continuação da pesquisa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui