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Título: UNDERPRICING NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO OCORRÊNCIA E FATORES RELACIONADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANTHONY COELHO SADKOWSKI

Colaborador(es):  GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador
Número do Conteúdo: 35745
Catalogação:  30/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35745@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35745@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35745

Resumo:
O objetivo deste trabalho é verificar a ocorrência do underpricing no mercado brasileiro e analisar sua relação com fatores internos, externos da empresa e da oferta. O underpricing é considerado uma anomalia de mercado, pois proporciona para os investidores ganhos elevados com a mesma composição de risco. Para as empresas, a ocorrência do underpricing no IPO compromete a eficiência da oferta, uma vez que reduz o montante arrecadado. Este fenômeno foi estudado nas décadas de 80 e 90, porém somente na última década estudos começaram a ser realizados com foco no mercado brasileiro. Desta forma, foi observada a ocorrência do underpricing no mercado brasileiro em uma amostra composta por 30 IPO entre os anos de 2010 a 2016, e para analisar a relação dos fatores foi aplicado a análise de cluster aliada ao teste não paramétrico de Wilcoxon.

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