INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SISTEMA DE REPUTAÇÃO ONLINE: A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DO ANFITRIÃO NA GERAÇÃO DE SUA REPUTAÇÃO EM RELAÇÃO À EXPECTATIVA E À CONFIANÇA DO HÓSPEDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GIL BARRETO DE GOES

Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 35734
Catalogação:  29/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35734

Resumo:
Com crescente número de sites de consumo colaborativo, cresce também a necessidade de se criar ambientes online que permitam a geração de confiança entre indivíduos desconhecidos a partir de sistemas de reputação. Os sistemas de reputação online têm a função de coletar informações de comportamentos passados dos usuários para tentar prever seus comportamentos futuros. Diversos estudos sobre o assunto surgiram nos últimos anos, porém esses estudos apresentam definições de reputação online e descrições de sistemas de reputação que desconsideram o indivíduo, alvo da reputação, como agente formador de sua própria reputação, ou seja, para esses estudos, a reputação de um indivíduo pode ser influenciada apenas por terceiros. Este estudo esteve focado na geração de reputação em sites de hospedagem entre indivíduos, ou seja, sites que possibilitam que anfitriões (prestadores de serviço) aluguem seus imóveis ou parte deles, como um quarto, para hóspedes (consumidores), que na maioria das vezes são desconhecidas. O objetivo desse estudo foi investigar se o alvo da reputação (anfitrião) poderia ser um agente influenciador de sua própria reputação online e se essa influência poderia gerar informações formadoras de reputação com mais qualidade. Além disso, buscou-se saber se esse envolvimento ativo do anfitrião gerou reputações mais precisas e consequentemente afetou a confiança e a desconfirmação de terceiros. Para realizar esse estudo, foi proposto um novo modelo gerador de reputações online e foram realizados 4 experimentos que buscaram investigar a influência do alvo da reputação: (1) na qualidade das suas informações de reputação; (2) na percepção de sua reputação por terceiros; (3) no impacto na confiança online de terceiros sobre ele; (4) e na confirmação (ou desconfirmação) da expectativa de seus parceiros de transação. Este trabalho contribui para literatura oferecendo uma nova definição para o construto reputação online. Ele também provê um novo método capaz de capturar informações de reputação mais acuradas e confiáveis, que se adotado por empresas de hospedagem online podem proporcionar a seus usuários informações mais relevantes para a escolha de anfitriões.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui