$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TECENDO UMA COLCHA DE RETALHOS: OS DESAFIOS DE ENTRELAÇAR OS FIOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE MATERNIDADE TRIGEMELAR
Autor: FERNANDA SCHMITT RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35716
Catalogação:  28/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35716@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35716@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35716

Resumo:
Atualmente, milhares de crianças são concebidas ao redor do mundo através de tratamentos de reprodução assistida (TRA). Estes trouxeram como grande consequência o aumento considerável de gestações múltiplas. Considerando a relevância atribuída pela psicanálise à experiência da maternidade e à relação mãe-bebê devido às suas implicações sobre o psiquismo materno e sobre o desenvolvimento psíquico do bebê, a gravidez múltipla concebida através de TRA revela-se uma experiência distinta da experiência da maternidade classicamente estudada pelos psicanalistas. Por esta razão, esta tese busca analisar, através de um estudo de caso de uma mãe que concebeu uma gravidez trigemelar através de TRA, a experiência da maternidade atravessada por estas peculiaridades, assim como o desenvolvimento psíquico e emocional de cada um dos trigêmeos nos dois primeiros anos de vida. Para tanto, foi realizada uma observação de bebês através do Método Esther Bick, conciliada com uma entrevista realizada quando os bebês estavam com um ano de idade. Nas análises apresentadas, questões peculiares ao caso foram exploradas, como a terceirização de cuidados constatada, tornando o entendimento do vínculo estabelecido da mãe com os seus bebês um desafio para a autora. Consequentemente, a pesquisadora buscou compreender como os bebês lidaram com a ausência materna. Elementos relacionados ao fenômeno de transmissão geracional foram identificados de forma distintas com cada um dos bebês. Foi observado como o vínculo materno e a constituição inata de cada um dos bebês perpassou o processo de constituição subjetiva de cada um dos bebês, sendo este discutido individualmente. Buscou-se propor uma reflexão que pode ser estendida para outros casos de maternidade gemelar, acerca de como esta vivência é experienciada pelas mãe de gêmeos e de como os irmãos gêmeos podem vir a construir sua vida psíquica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui