INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas



Título: FUNÇÕES E GRÁFICOS: UMA PROPOSTA COM OU SEM COMPUTADOR
Instituição:  -
Autor(es): GILDA DE LA ROCQUE PALIS
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
ALCILEA AUGUSTO

Colaborador(es):  VALLERIA DO REGO MONTEIRO GUIMARAES - CO-AUTOR
Número do Conteúdo: 35704
Catalogação:  28/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  RELATÓRIO DE PROJETO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35704@1

Resumo:
O curso Funções e gráficos, Uma proposta com ou sem computador foi desenvolvido de setembro a novembro de 1989, no âmbito do Projeto Matemática, Comunidade e Universidade. O curso era dirigido a professores do ensino do 2o grau (hoje, ensino médio) e sua proposta incluía: associar a representação algébrica de funções à sua representação gráfica; analisar o uso de diferentes escalas nos gráficos, sua importância e eventual exploração na distorção da comunicação de dados; explorar gráficos na resolução de problemas, entre outros temas que surgissem no desenrolar dessas atividades. Foram planejadas também seções com micro computadores para pôr em prática algumas dessas atividades. Naquela ocasião, foram enunciados mais exercícios do que seria possível resolver durante o curso. Como não era fácil o acesso a questões de concursos ou vestibulares, um acervo de tais questões era muito importante para o professor. Neste módulo, estão enunciados e resolvidos os exercícios cuja resolução consta de anotações da professora Valleria do Rego Monteiro Guimarães, participante do curso. Alguns deles foram resolvidos com softwares atuais, pois foram considerados interessantes dentro do objetivo do curso. Nem todos foram transcritos aqui, pois hoje em dia há, na Internet, muitos problemas enunciados e resolvidos à disposição dos professores. Nesta série, o curso será exposto em dois módulos. Este é o primeiro deles, com as três primeiras sessões, em que problemas eram propostos para resolução manual, em grupos e discussão posterior. O segundo módulo apresenta alguns dos problemas que foram resolvidos nas sessões com computador. Durante o curso, foi usado o software Winplot, que é gratuito e cabia num disquete que foi distribuído aos participantes. No módulo relativo a essas aulas, utilizamos o Maple e o Geogebra. Como nosso objetivo é retratar, da maneira mais fiel possível, a experiência que constituiu o Projeto Matemática Universidade e Comunidade, não faremos considerações sobre o embasamento teórico que nos levou a escolher as atividades propostas e a conduzir os trabalhos do grupo. Os leitores poderão facilmente reconhecer nos problemas propostos e nas observações feitas pela equipe a influência das ideias de David Tall, Ed Dubinsky por um lado, e de Raymond Duval, por outro. A valiosa recuperação de eventos e discussões durante o curso foi possível graças à professora Valleria do Rego Monteiro Guimarães, participante do grupo de cursistas que, gentilmente, nos cedeu suas minuciosas anotações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui