$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS DESENVOLVIDAS NO LILD EM ESTRUTURAS TRELIÇADAS LEVES DE BAMBU: AMARRADAS E AUTO TENCIONADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO DA FONSECA E SILVA

Colaborador(es):  JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
Número do Conteúdo: 35607
Catalogação:  14/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35607@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35607@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35607

Resumo:
Nesta tese relato aplicações das estruturas leves de bambu. Na primeira parte do trabalho trato da história passada e da história contemporânea do emprego no mundo das estruturas estabilizadas pela união entre bambus e cabos. Os objetivos dessas estruturas, alguns dos seus precursores e suas experiências são citadas. O uso popular de estruturas feitas com esses materiais é tornado manifesto com imagens e textos referentes. A seguir tratamos dos modos artesanais de suas feituras e da passagem de sua técnica para espaços de convivência sendo enfatizado o efeito cultural do trabalho amoroso e detalhado de transmitir a maneira de fazer os objetos. Na segunda parte do trabalho apresento o estado da Arte no Laboratório de Investigação em Living Design (LILD), do Departamento de Artes e Design (DAD) da PUC-Rio, no campo destas estruturas. São narradas atividades de passagem das técnicas em 3 (três) comunidades situadas no estado do Rio de Janeiro: a) na aldeia dos professores indígenas KUAA MBO E Guarani em Parati, no LILD e no CENAM (Centro de Acolhida Missionária); b) no Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega; c) na Escola de Circo no espaço Crescer e Viver com o grupo Nós nos Nós - tragédias e comédias aéreas. Relato também a metodologia utilizada em sua dinâmica as suas relações e vínculos, com a graduação e pós-graduação em Design e com outros setores da Universidade. São narradas a passagem das técnicas, a elaboração e uso dos protótipos. Distingo as conexões utilizadas nestas estruturas feitas com bambus e cabos, chamadas do tipo vigas recíprocas, popularmente chamadas de giro, que vem sendo utilizadas nacionalmente e internacionalmente.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui