$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AUTORIA: CONCEITOS E VALORES NO CAMPO DO DESIGN
Autor: JULIANA ABUZAGLO ELIAS MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35604
Catalogação:  13/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35604@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35604@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35604

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo pensar o conceito de autor, os principais valores comumente a ele relacionados e como estas noções estão presentes no campo do design. Para isso, num primeiro momento, buscamos estabelecer algumas definições do que venham a significar ou remeter, tanto o termo autor como design. Em outras palavras, objetivamos apontar quais são alguns dos termos chaves normalmente relacionados tanto a um autor quanto ao design. Assim podemos perceber que existem valores em comum que são associados a ambos os termos como: criatividade, individualidade, criação e coletividade. Num segundo momento, oferecemos alguns exemplos de manifestações ocorrentes dentro do campo do design onde podemos verificar a presença destes valores, ou seja, exemplos que ilustrariam como a autoria é uma questão importante para o campo de design. Os exemplos são: o design assinado, a propriedade intelectual e o design social. Após os exemplos, nos propomos a analisar e debater diretamente sobre alguns dos valores de autoria anteriormente mencionados, presentes tanto nas definições como nos exemplos, são eles: individualidade, criação e criatividade. Por fim, tentamos refletir sobre as possíveis razões para a permanência destes valores autorais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui