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Título: CRIAÇÃO E VIDA NAS FRONTEIRAS DA REPRESENTAÇÃO: INTERLOCUÇÕES ENTRE AS EXPERIMENTAÇÕES TEATRAIS E OS ESTUDOS DA TRANSICIONALIDADE
Autor: PEDRO MOURTHE KOSOVSKI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35603
Catalogação:  13/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35603@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35603@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35603

Resumo:
A presente dissertação procura abordar os múltiplos sentidos da relação entre vida e criação, a partir de um encontro entre psicologia e teatro. Através de uma reflexão sobre a noção de transicionalidade, proposta no pensamento do psicanalista Donald Winnicott, este estudo procura compreender de que modo a formação da subjetividade se dá em um espaço de experimentação, no jogo paradoxal entre continuidade e ruptura com os signos culturais. Em um diálogo com autores e artistas da cena teatral, que enfrentaram os limites da representação em seus processos de criação, busca-se problematizar as fronteiras entre arte e vida para além do paradigma mimético que orientou de forma dominante o teatro ocidental. A problematização das fronteiras aqui realizada pretende incidir não somente sobre um domínio estético como também colocar questionamentos à forma como pensamos a relação entre subjetividade e cultura.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONSIDERAÇÕES FINAIS  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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