$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONCEPÇÃO DE UMA BASE ARTICULADA PARA SIMULADOR PASSIVO DE BICICLETAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA BEATRIZ DE GOES CAMPOS

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 35599
Catalogação:  13/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35599

Resumo:
Desenvolvimento de um aparato passivo para fixação de uma bicicleta visando à futura construção de um simulador ativo com 3 graus de liberdade (velocidade longitudinal, ângulos de rolagem e guinada). Modelos 3D detalhados em Solid Works da bicicleta e do aparato para determinação das suas propriedades inerciais, a serem comparadas com testes experimentais realizados em uma bicicleta similar à detalhada no SW: posição (em relação aos pontos de contato dos pneus com o solo) e altura do centro de massa; momentos de inércia de rolagem e guinada; momentos de inércia das rodas. Avaliação do comportamento dinâmico de uma bicicleta instrumentada: velocidade e aceleração longitudinais, tempo de parada em frenagem, considerando diferentes relações de transmissão, em movimentos típicos (deslocamento em terreno plano, subida e descida de ladeiras); aceleração lateral, velocidades angulares de rolagem e guinada, ângulo de rolagem, ângulo de esterçamento do guidão, para comandos típicos do condutor em manobras padrão (skidpad, slalom e double lane change); coeficiente de dissipação nos mancais das rodas, tempo de queda. Tais informações visam a caracterização dos principais parâmetros e variáveis da bicicleta para definir as especificações do simulador: velocidade da base, limites dos ângulos de rolagem e guinada, posicionamento dos eixos de guinada e rolagem da base articulada em relação aos pontos de ancoragem da bicicleta, entre outros, de modo a garantir a maior aproximação possível do seu comportamento ao da bicicleta se deslocando normalmente/livremente. Construção de um protótipo do aparato em escala reduzida. Especificação de componentes da base articulada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui