$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TREINAMENTO COGNITIVO DA MEMÓRIA DE TRABALHO EM ADULTOS IDOSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TANIA MARIA NETTO

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
ROCHELE PAZ FONSECA - Coorientador
Número do Conteúdo: 35591
Catalogação:  12/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35591

Resumo:
A presente tese de doutorado aborda a temática: treinamento da memória de trabalho (MT) em adultos idosos saudáveis na interface da psicologia clínica e neurociências. Esta tese foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico teve como objetivo revisar a literatura nos últimos dez anos, em busca de um panorama sobre estudos de intervenções neuropsicológicas na MT, em amostras com adultos. Esta busca apresentou como resultado um número escasso de investigação. Na literatura internacional (site de busca PubMed), apenas sete delas foram encontradas, sendo três com adultos idosos saudáveis e quatro com adultos que sofreram lesões cerebrais adquiridas. Em relação ao grupo de adultos idosos saudáveis, o aprimoramento da MT só foi observado após dois anos de intervenção cognitiva, com frequência semanal de no mínimo duas sessões. Em contraste, o grupo de adultos com lesões cerebrais adquiridas apresentaram melhoras em três meses de treinamento. O outro estudo, o empírico, teve como objetivo verificar o efeito do Programa de Treinamento da MT (TMT) em adultos idosos saudáveis e independentes, por meio de comparações intra e entre grupos de desempenhos nos testes neuropsicológicos administrados pré e pós intervenção. O desempenho das funções cognitivas que apresentaram diferenças significativas nos testes neuropsicológicos, na análise intra-grupo, foram atenção e memória episódica visuo-verbal, que são diretamente relacionadas à MT. Na análise entre-grupos diferenças de desempenhos foram encontradas na memória verbal episódica e nas funções executivas. Esses resultados sugerem que o presente TMT, mesmo sendo de curta duração, pode proporcionar um efeito de transferência a outras funções cognitivas relacionadas à MT, mostrando assim que mesmo de forma indireta essa função pode ser aprimorada. Sugere-se replicar o presente estudo empírico, de forma que o período de intervenção seja mais longo, além de três meses e a frequência de sessões semanais sejam aumentadas, no mínimo duas vezes por semana, verificando assim se o presente programa TMT com adultos idosos saudáveis e independentes apresentará aprimoramento significativo de forma direta no desempenho da MT.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui