$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EXPERIENCE AND NATURE: CONTRIBUTIONS TO AN EDUCATIONAL DOING-THINKING IN THE 21ST CENTURY
Autor: JOAO PAULO FERRARO TURANO DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RALPH INGS BANNELL - ADVISOR
Nº do Conteudo: 35562
Catalogação:  09/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35562

Resumo:
This philosophical enterprise has its origin in the discussions of the body-mind duality and how its comprehension, and possible overcoming, could positively influence educational thinking-doing in the 21st century. We analyze the book Experience and Nature, written by John Dewey, in its original and full version in order to look into the basis for a pragmatic Philosophy of Mind built by the author. We demonstrate how mind and body cannot be dissociated, what Dewey called body-mind and we extend this to a body-mind-environment, due to the continuity principle which postulates a physical-psychophysical-mental contínuum. The organicity of the field of mind, which demands the inextricable interaction between the organism and the environment and does not set aside feelings, emotions and habits is revealed as a rich field for the study of Education; Dewey himself did the same in the book Experience and Education, which we analyze, show how the Philosophy of Mind can benefit educational doing-thinking in the 21st century. We hope this work might help future research in the field of Education, Philosophy and Philosophy of Education as an important reference for the comprehension of the ideas exhibited in a book considered one of the best among the pragmatic tradition, but which has had its potential underappreciated hitherto in Brazil.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui