As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EXPERIENCE AND NATURE: CONTRIBUIÇÕES PARA O FAZER-PENSAR EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOAO PAULO FERRARO TURANO DE ARAUJO
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 35562
Catalogação: 09/11/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35562
Resumo:
Título: EXPERIENCE AND NATURE: CONTRIBUIÇÕES PARA O FAZER-PENSAR EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JOAO PAULO FERRARO TURANO DE ARAUJO
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 35562
Catalogação: 09/11/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35562@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35562
Resumo:
Esta empreitada filosófica tem sua gênese nas discussões sobre a dualidade corpo-mente e como sua compreensão, e possível superação, poderiam influenciar positivamente o saber-fazer educacional do século XXI. Analisamos o livro Experience and Nature, de John Dewey, na sua versão original e integral a fim de destrinchar as bases para uma filosofia da mente pragmática construída pelo autor. Demonstramos como a mente e o corpo não podem ser dissociados, no que Dewey chamou de corpo-mente e que nós estendemos para corpo-mente-ambiente, devido ao princípio de continuidade que postula um contínuum físico-psicofísico-mental. A organicidade do campo mental que rege a interação indissociável entre organismo e ambiente e que não deixa de lado sentimentos, emoções e hábitos se mostrou um campo rico para os estudos em Educação; o próprio Dewey o fez em sua obra Experience and Education, a qual analisamos e mostramos como essa filosofia da mente pode trazer benefícios para o fazer-pensar educacional do século XXI. Esperamos que esta pesquisa auxilie futuros pesquisadores dos campos da Educação, Filosofia e Filosofia da Educação como uma referência importante para a compreensão das ideias expostas numa obra considerada umas das melhores dentro da tradição pragmática, mas que, até então, tem seu potencial subutilizado pelos pesquisadores brasileiros.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |