$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: COORDENAÇÃO INTELIGENTE PARA MULTIAGENTES BASEADOS EM MODELOS NEURO-FUZZY HIERÁRQUICOS COM APRENDIZADO POR REFORÇO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO ALFREDO FORERO MENDOZA

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
KARLA TEREZA FIGUEIREDO LEITE - Coorientador
Número do Conteúdo: 35557
Catalogação:  08/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35557@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35557@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35557

Resumo:
Esta tese consiste na investigação e no desenvolvimento de estratégias de coordenação inteligente que possam ser integradas a modelos neuro-fuzzy hierárquicos para sistemas de múltiplos agentes em ambientes complexos. Em ambientes dinâmicos ou complexos a organização dos agentes deve se adaptar a mudanças nos objetivos do sistema, na disponibilidade de recursos, nos relacionamentos entre os agentes, e assim por diante. Esta flexibilidade é um problema chave nos sistemas multiagente. O objetivo principal dos modelos propostos é fazer com que múltiplos agentes interajam de forma inteligente entre si em sistemas complexos. Neste trabalho foram desenvolvidos dois novos modelos inteligentes neuro-fuzzy hierárquicos com mecanismo de coordenação para sistemas multiagentes, a saber: modelo Neuro-Fuzzy Hierárquico com Aprendizado por Reforço com mecanismo de coordenação Market-Driven (RL-NFHP-MA-MD); e o Modelo Neuro-Fuzzy Hierárquico com Aprendizado por Reforço com modelo de coordenação por grafos (RL-NFHP-MA-CG). A inclusão de modelos de coordenação ao modelo Neuro-Fuzzy Hierárquicos com Aprendizado por Reforço (RL-NHFP-MA) foi motivada principalmente pela importância de otimizar o desempenho do trabalho em conjunto dos agentes, melhorando os resultados do modelo e visando aplicações mais complexas. Os modelos foram concebidos a partir do estudo das limitações existentes nos modelos atuais e das características desejáveis para sistemas de aprendizado baseados em RL, em particular quando aplicados a ambientes contínuos e/ou ambientes considerados de grande dimensão. Os modelos desenvolvidos foram testados através de basicamente dois estudos de caso: a aplicação benchmark do jogo da presa-predador (Pursuit- Game) e Futebol de robôs (simulado e com agentes robóticos). Os resultados obtidos tanto no jogo da presa-predador quanto no futebol de robô através dos novos modelos RL-NFHP-MA-MD e RL-NFHP-MA-CG para múltiplos agentes se mostraram bastante promissores. Os testes demonstraram que o novo sistema mostrou capacidade de coordenar as ações entre agentes com uma velocidade de convergência quase 30 por cento maior que a versão original. Os resultados de futebol de robô foram obtidos com o modelo RL-NFHP-MA-MD e o modelo RL-NFHP-MA-CG, os resultados são bons em jogos completos como em jogadas específicas, ganhando de times desenvolvidos com outros modelos similares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui