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Título: PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
Autor: LENON ARAUJO DE MATOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35481
Catalogação:  31/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35481

Resumo:
A dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a permanência dos alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Trata-se de um estudo de caso de cunho longitudinal sobre a trajetória dos alunos ingressantes em 2014 nos cursos de Hospedagem e de Petróleo e Gás, abrangendo os anos letivos de 2014, 2015 e 2016. Foram realizadas consultas aos registros institucionais, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas para compreender as trajetórias dos alunos e suas percepções sobre os fatores que influenciaram sua permanência e/ou evasão. O trabalho inclui um breve histórico sobre a trajetória do ensino médio profissional e a recente expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para então contextualizar e caracterizar a instituição e seu respectivo programa de Assistência Estudantil. Traça-se então um perfil sociodemográfico dos alunos e descreve-se suas trajetórias nos cursos técnicos integrados do IFF campus Cabo Frio. Discute-se em seguida os resultados observados em relação aos fatores de evasão e de permanência na instituição. O estudo aponta a retenção total ou parcial, os atrasos e interrupções do ano letivo devido às greves, a extensa carga horária dos cursos e a grande quantidade de tarefas como fatores que podem influenciar a evasão. Como fatores que influenciam a permanência destaca-se a qualidade da escola, das aulas e do ensino médio ofertado, as boas relações entre alunos, professores e funcionários, o incentivo à autonomia dos alunos e os benefícios de Assistência Estudantil.

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