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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PAPEL DA ENGENHARIA DE MARKETING NO SUPORTE ÀS DECISÕES GERENCIAIS: APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA MAPEAR A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3545
Catalogação: 29/05/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3545
Resumo:
Título: O PAPEL DA ENGENHARIA DE MARKETING NO SUPORTE ÀS DECISÕES GERENCIAIS: APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA MAPEAR A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Nº do Conteudo: 3545
Catalogação: 29/05/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3545
Resumo:
O correto posicionamento de produtos e serviços no mercado
competitivo é fator fundamental para que as escolhas
estratégicas sejam feitas a fim de proporcionar à empresa
uma vantagem competitiva. A qualidade da decisão está
intrinsecamente ligada à qualidade das informações que a
suportam. Modelos de marketing melhoram a qualidade dessas
e proporcionam rapidez na tomada de decisões. O ponto
central desta pesquisa foi compreender como os indivíduos
visualizam produtos e serviços e em vista disso encontrar
um procedimento capaz de representar a imagem que os
consumidores formam, de modo que se pudesse desenvolver um
modelo que auxiliasse os gestores na tomada de decisões.
Para atingir os objetivos traçados, foram pesquisados que
tipos de modelos seriam capazes de representar estas
percepções. Estes são chamados de mapas de percepção. Entre
as diferentes metodologias encontradas, optou-se por
escolher a análise de fatores como técnica para geração
desses mapas. Utilizando os cursos de mestrado em
administração da cidade do Rio de Janeiro como objeto de
pesquisa e como amostra os candidatos a esses cursos, foi
possível avaliar o modelo proposto chegando-se à conclusão
de que ele é capaz de atingir os objetivos traçados. Apesar
do modelo, após a redução de fatores, ter explicado
apenas 58,7% de variância, os resultados obtidos foram
relevantes a ponto de fornecer informações importantes para
compreensão deste tipo de serviço. Além do mais, se mostrou
adequado, podendo ser utilizado como uma ferramenta
robusta para auxiliar os gestores no processo decisório em
outros tipos de bens e serviços.