$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ABASTECIMENTO DE NAVIOS NA PETROBRÁS: MODELO DE DECISÃO BASEADO EM CUSTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIA MATTOSO MONTE

Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 35436
Catalogação:  22/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35436@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35436@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35436

Resumo:
A presente dissertação busca aprimorar o aproveitamento da frota de cabotagem de petróleo e derivados da Petrobras a partir de um novo modelo de custos e de uma ferramenta operacional de decisão de abastecimento das embarcações. Dada a indisponibilidade de estrutura para abastecer em 59 dos 73 pontos operacionais do país, é usual a necessidade de desviar as embarcações da rota de transporte para abastecer. Até o momento, a decisão de onde abastecer os navios da frota não era apoiada por nenhuma ferramenta e havia pouca transparência a respeito dos custos incidentes para os tomadores de decisão. O trabalho consiste em uma pesquisa ação conduzida no contexto de prática das áreas de programação e operação de navios da empresa. A análise inclui uma modelagem de custos, desdobrada em um produto tecnológico englobando um simulador e uma ferramenta de apoio à decisão de quanto e onde abastecer. A dissertação também traz uma proposta de fluxo de decisão padronizado, que aplicado nas rotas realizadas de 2017 demonstra um potencial de economia de 14,8 milhões de reais no ano, sem necessidade de investimentos. Foram analisadas 6.318 escalas de 114 embarcações para a verificação de aderência do fluxo proposto. Apesar da proposta indicar um número maior de operações e maior volume total de abastecimento, a redução de custos é verificada pela eliminação de escalas exclusivas para abastecer. Caso se opte por habilitar o porto de Suape para abastecimentos de navios, é possível estender as economias a pelo menos 4 milhões de reais anuais adicionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui