$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DA OCUPAÇÃO E USO DO SOLO NA BACIA DO RIO SÃO JOÃO, RJ
Autor: MAIRA BENEDIKT MUCOUCAH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ FERNANDO DUARTE DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35426
Catalogação:  19/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35426@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35426

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi delimitar, de maneira automática, as Áreas de Preservação Permanente - somente ao longo dos três mais importantes rios da Bacia Hidrográfica do Rio São João - e identificar a ocorrência de conflito de uso da terra, baseado no Código Florestal Brasileiro e na Resolução n 303 do CONAMA. A cobertura vegetal e os limites das Áreas de Preservação Permanente (APPs) na Bacia Hidrográfica do Rio São João foram avaliadas utilizando a tecnologia SIG. Considerando as especificações da legislação, um mapa representando as áreas protegidas foi elaborado utilizando funções específicas do software ArcGis. Este mapa foi relacionado com o mapa de vegetação que foi feito através da interpretação de fotos aéreas e de shapes temáticos. Esta comparação permitiu a avaliação, em termos quantitativo e qualitativo, do nível de acordo entre o Cenário Ideal, definido pelo Código Florestal Brasileiro e o Cenário Real. Com este trabalho pode-se concluir, que apesar do planejamento ambiental ser fundamental para o desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas, no caso da Bacia Hidrográfica do Rio São João, como em outras bacias hidrográficas brasileiras, este plano foi negligenciado. Por esta razão, intervenções antrópicas podem ser observadas nas Áreas de Preservação Permanente, em desacordo com o Código Florestal Brasileiro. As intervenções nestas áreas trazem consequências negativas ao ambiente, como a substituição de florestas naturais por áreas de solo exposto, pastos ou capoeiras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui