$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SENSIBILIDADE SE ENSINA?: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
Autor: ALINE LOPES MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALINE FARIA SILVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35418
Catalogação:  18/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35418@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35418

Resumo:
A proposta deste trabalho, é investigar como as linguagens artísticas aparecem na escola de Educação Infantil. Problematizar e discutir se as crianças trazem seu repertório artístico para a escola; o que trazem nos momentos livres. O texto situa o porquê da escolha do tema, o entendimento de concepção de criança e de arte como experiência estética na Educação Infantil. Neste caminho, a concepção de criança e a experiência estética são vista como fundamental. Kramer nos ajuda a pensar na criança como cidadã, sujeito que produz cultura e nela é produzido; Vigotski contribui na reflexão sobre as emoções que a arte pode nos provocar, as quais são inexplicáveis; Barbieri fundamenta a reflexão acerca da arte na educação, no sentido de apontar a importância desta para a formação completa do ser. A pesquisa de campo, realizada em uma escola privada de Educação Infantil, em uma turma de 16 crianças, evidencia situações onde em momentos livres as crianças utilizam de diversas maneiras seus repertórios artísticos, quando desenham, dançam, cantam, brincam. A própria pesquisa, ao acompanhar a trajetória das crianças, através de registros escritos e fotográficos, mostra como constituem sentidos no processo criativo, na formação integral, do humano a oferta de possibilidades de experiências estéticas e aponta caminhos para priorização de uma Educação Infantil onde haja educação para estética, educação dos sentimentos e emoções.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui