$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: QUANDO CHEGUEI AQUI, NÃO ME ENCONTREI ENTRE MEUS PARES
Autor: MARIA CAROLINA GONCALVES VENUTO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALINE FARIA SILVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35417
Catalogação:  18/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35417@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35417

Resumo:
A presente monografia pretende elaborar uma análise ao tema da discriminação e do preconceito à criança negra dentro de uma escola elitizada da Zona Sul do Rio de Janeiro. A pesquisa, no entanto, visa pensar sobre a educação para o respeito as diferenças, além de oferecer reflexões sobre o papel da escola e dos adultos diante das questões que aparecem sobre o tema racismo. Neste trabalho, busquei investigar como é a chegada de uma criança negra dentro de um ambiente onde predominam pessoas não negras. Como refletir, repensar a partir de ideias que somos seres humanos possuidores de cores diferentes e que precisamos respeitar todas as diferenças sem preconceitos. O objetivo principal foi compreender como essas crianças, que são minorias em um contexto fortemente marcado por pessoas brancas, são vistas e como as crianças negras se relacionam. Considerei respeitável dialogar com autores como as historiadoras e professoras Mary Lucy Murray Del Priore e Eliane dos Santos Cavalleiro; Lázaro Ramos, ator e escritor que aborda em suas temáticas a pluralidade cultural, racial, étnica e social, além de refletir sobre ser negro no Brasil; Yvone Costa de Souza, que em seu livro traz um olhar para o tema da infância e da discriminação racial; o sociólogo Florestan Fernandes; e por fim, o professor doutor Kabengele Munanga antropólogo e professor brasileiro-congolês, especialista em antropologia da população afro-brasileira, atento à questão do racismo na sociedade brasileira.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui