INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONFLITO DE GERAÇÕES: UMA ANÁLISE CONCEITUAL E PRÁTICA DA VISÃO DAS GERAÇÕES PRESENTES NO MERCADO DE TI ATUAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TALITA LEMES NOGUEIRA

Colaborador(es):  JOSE ROBERTO DE SOUZA BLASCHEK - Orientador
Número do Conteúdo: 35413
Catalogação:  17/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35413@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35413

Resumo:
Este projeto visa descrever as características das diversas gerações que atuam no mercado de trabalho de TI, os conflitos ocasionados pelos seus atritos e as ações dos gerentes para conduzir estes conflitos. Atualmente no mercado de trabalho são encontradas em maior número três diferentes gerações: Geração Baby Boomers, nascidos pós guerra, tiveram uma educação mais rígida e seu principal objetivo é o sucesso na carreira e a longa permanência nas empresas em que estão alocados. Geração X: geração posterior à Baby Boomers, são profissionais céticos, presenciaram muitas mudanças políticas e lutas contra a ditadura, são profissionais competitivos e inseguros, tem medo de perderem o emprego por um profissional mais jovem. Geração Y: geração posterior à X, são ligados à tecnologia, confiantes, não tem medo de demissão e sabem trabalhar em equipe. Mas se tornam muito inseguros quando não recebem feedbacks e acompanhamento constante. Além dessas gerações, estão as gerações encontradas em menor escala no mercado de trabalho como a geração dos Veteranos, anteriores à Baby Boomer, muitos já aposentados, e a Geração Z, posterior à geração Y, atualmente estão entrando no mercado de trabalho, em sua maioria estagiários ou trainees. Essas duas gerações não são o foco deste trabalho. O auge das discussões sobre conflito de gerações foi entre os anos de 2008 e 2011, onde a geração Y estava chegando em maior quantidade ao mercado de trabalho. Então, vários autores apontaram estratégias que orientavam as empresas e os gerentes de equipe em como atuar nos conflitos de gerações, evitando os conflitos disfuncionais e estimulando conflitos funcionais para o êxito da organização. Além de se adequarem às diversas características que cada geração traria à equipe. Neste trabalho, através de um questionário online, divulgado para profissionais de TI do Brasil, de diversas idades, ou seja, gerações, e alocados em empresas de TI de setores diferentes, serão descritas as percepções que cada geração possui sobre sua empresa, sua profissão, seu gerente e os conflitos de sua equipe. Após a análise dos resultados da pesquisa, será possível confirmar se as características descritas nas referências bibliográficas condizem com as respostas dos profissionais, identificar até que ponto as empresas e seus gerentes de equipes de TI se adequaram às orientações indicadas nos estudos anteriores, e qual a satisfação desse profissional com relação à sua empresa atual. Além disso, a pesquisa irá identificar quais são os pontos de maior insatisfação para o profissional de TI de acordo com sua geração. Ao final será possível apresentar nesse trabalho orientações às empresas de pontos de melhoria, aspectos que podem ser mais explorados tanto em nível organizacional quanto em equipes de TI, e indicações de pesquisas que poderão complementar este estudo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui