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Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCIA PAULINA DE OLIVEIRA PEREIRA MIRANDA

Colaborador(es):  MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA - Orientador
Número do Conteúdo: 35395
Catalogação:  16/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35395@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35395

Resumo:
Este trabalho buscou explorar como é o processo de alfabetização em uma escola particular do Rio de Janeiro, que se utiliza do método baseado nas teorias construtivistas de ensino, principalmente baseado nas ideias de Vygotsky, conforme apresentado em sua Proposta Político Pedagógico – PPP. Queríamos entender se a escola realmente pratica o discurso apontado, e se a realidade do dia-a-dia é igual ao pregado pela coordenação pedagógico da escola. Concluímos que sim, a escola segue métodos baseados nas teorias construtivistas, com poucos momentos de utilização de atividades baseados em métodos sintéticos-analíticos.

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