$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AFINAL, PODE HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE PROFESSORES HOMENS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autor: RENATA DOMINGUES MACIEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35394
Catalogação:  16/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35394@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35394

Resumo:
Esta monografia apresenta uma pesquisa com professores homens, que, através de conversas e narrativas, possibilitaram a realização de uma análise crítica sobre a presença desses profissionais na Educação Infantil. O trabalho toma relevância já que o assunto está cada vez mais em pauta no meio acadêmico, além de ter despertado o interesse da mídia. Ao longo do trabalho, trago uma breve apresentação histórica da educação infantil e sua construção. E para análise das narrativas desses entrevistados, trago conceitos de Guaciara Lopes Louro, Maria Eliana Novaes, Alessandra Arce e Alexandra Pena. Para entender esse panorama segundo um viés histórico e político me apoiei em documentos como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e entre outros. A produção também se configurou como uma experiência, pois produziu estranhamentos e encantamentos que permitiram uma reflexão sobre a própria prática da pesquisadora/professora/autora. Esse trabalho busca mais apontamentos e questões do que possíveis verdades, problematizando o cenário e os sujeitos relacionados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui