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Título: AFINAL, PODE HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE PROFESSORES HOMENS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA DOMINGUES MACIEL

Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - Orientador
Número do Conteúdo: 35394
Catalogação:  16/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35394@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35394

Resumo:
Esta monografia apresenta uma pesquisa com professores homens, que, através de conversas e narrativas, possibilitaram a realização de uma análise crítica sobre a presença desses profissionais na Educação Infantil. O trabalho toma relevância já que o assunto está cada vez mais em pauta no meio acadêmico, além de ter despertado o interesse da mídia. Ao longo do trabalho, trago uma breve apresentação histórica da educação infantil e sua construção. E para análise das narrativas desses entrevistados, trago conceitos de Guaciara Lopes Louro, Maria Eliana Novaes, Alessandra Arce e Alexandra Pena. Para entender esse panorama segundo um viés histórico e político me apoiei em documentos como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e entre outros. A produção também se configurou como uma experiência, pois produziu estranhamentos e encantamentos que permitiram uma reflexão sobre a própria prática da pesquisadora/professora/autora. Esse trabalho busca mais apontamentos e questões do que possíveis verdades, problematizando o cenário e os sujeitos relacionados.

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