As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VISÍVEIS OU INVISÍVEIS: CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TIAGO FERREIRA CERVO
Colaborador(es): ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 35393
Catalogação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35393@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35393
Resumo:
Título: VISÍVEIS OU INVISÍVEIS: CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): TIAGO FERREIRA CERVO
Colaborador(es): ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 35393
Catalogação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35393@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35393
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar observações feitas da rotina de uma escola de educação infantil e estudar as interações entre adultos e crianças dentro da instituição, para entender como estas se reconhecem dentro deste ambiente fortemente regulado por relações de poder e apresentar, brevemente, alternativas possíveis de uma educação mais democrática e participativa. Como método para coleta de dados foi escolhida a observação participante da rotina das crianças e adultos e posterior análise. Entende-se que uma educação baseada no respeito e na liberdade produzem efeitos positivos no desenvolvimento infantil e no aprendizado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |