As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CURIOSIDADE E ESCUTA: RELATO DA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CAROLINA MARIA DE SALES
Colaborador(es): DENISE SAMPAIO GUSMAO - Orientador
Número do Conteúdo: 35385
Catalogação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35385@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35385
Resumo:
Título: CURIOSIDADE E ESCUTA: RELATO DA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CAROLINA MARIA DE SALES
Colaborador(es): DENISE SAMPAIO GUSMAO - Orientador
Número do Conteúdo: 35385
Catalogação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35385@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35385
Resumo:
Esta monografia trás uma reflexão sobre a roda de conversa como uma possibilidade de escuta para a construção de uma educação democrática. Assim no primeiro capítulo trarei um breve histórico da minha trajetória inicial no município do Rio de Janeiro. Em diálogo com Paulo Freire e Madalena Freire trataremos sobre a falta de escuta para o professor e os possíveis reflexos sobre sua prática. Ainda em diálogo com estes autores, no segundo capítulo falaremos sobre a experiência da escuta tendo a roda de conversa como ponto de partida e seus desdobramentos, através da documentação pedagógica onde a fotografia se revelou para mim também como forma de escuta. Por fim, mas não menos importante, no terceiro capítulo discutiremos a importância das conversas para as crianças da turma EI-52 e os reflexos dessa prática no nosso dia-a-dia tendo Jorge Larrosa Bondiá, Daniela Guimarães e Sônia Kramer, além de outros autores como interlocutores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |