As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRÁTICA: CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA A AUTORIA E A AUTONOMIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LETICIA SERAFIM DA SILVA LIMA
Colaborador(es): ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 35379
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35379@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35379
Resumo:
Título: REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRÁTICA: CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA A AUTORIA E A AUTONOMIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LETICIA SERAFIM DA SILVA LIMA
Colaborador(es): ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 35379
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35379@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35379
Resumo:
Esta monografia busca realizar uma reflexão teórica sobre minha prática pedagógica em uma instituição não-tradicional de educação infantil do Rio de Janeiro. Lançando mão da narrativa (BENJAMIN, 2012) busco resgatar por meio da memória as experiências de vida e processos de formação e auto-formação que me atravessaram e contribuíram para a constituição da profissional que sou hoje. Profissional que teve sua inserção na escola há cerca de 2 anos - período que coincide com a freqüência na pós-gradução em Educação Infantil da PUC-Rio - e que tem refletido, transformado e reavaliado sua prática num constante diálogo com a teoria. Os conceitos de autonomia e autoria (KRAMER, 2013) presentes na rotina e no livre brincar da instituição de E.I. em que estou inserida são os recortes de análise deste estudo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |