As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O CORPO E AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS NA ESCOLA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JESSICA RIBEIRO CARNEVALE
Colaborador(es): MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 35376
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35376@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35376
Resumo:
Título: O CORPO E AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS NA ESCOLA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JESSICA RIBEIRO CARNEVALE
Colaborador(es): MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 35376
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35376@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35376
Resumo:
Esta monografia aborda o tema do corpo e as manifestações infantis nos espaços escolares. Um de seus objetivos é fazer uma contextualização histórica dos corpos infantis fazendo referência, entre outros importantes teóricos, a Michel Foucault com o conceito de docilização dos corpos, e a Henri Wallon, que discute a relação entre ato motor e pensamento no processo de desenvolvimento infantil. Nesse contexto, realizo uma crítica sobre a urgência de criarmos condições para que as crianças possam se expressar através dos seus corpos entendendo essa manifestação como sua principal linguagem na tenra infância. O campo empírico desse estudo foi realizado durante cinco semanas em uma escola particular da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. As análises proporcionaram a reflexão sobre uma relação dialógica entre crianças e adultos, valorizando a expressão corporal infantil ressaltando a importância do professor dar visibilidade às expressões das crianças de modo a contribuir para sua aprendizagem significativa por meio de experiências buscando uma ruptura das práticas corporais repressoras que são encontradas em diversas instituições escolares devido às concepções de infância obsoletas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |