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Título: BNCC, BEBÊS E AS EXPERIÊNCIAS: UM LONGO CAMINHO
Autor: LUCIANA DE SOUZA AVILA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35367
Catalogação:  11/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35367@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35367

Resumo:
Essa monografia reflete sobre as orientações para o cotidiano com bebês e crianças bem pequenas, expressas na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017). Para tanto, além dos dispositivos legais dedicados à Educação Infantil no país, as DCNEI (BRASIL, 2010) e a BASE (BRASIL, 2017), as reflexões baseiam-se nos trabalhos de Walter Benjamin (2002) e Jorge Larrosa (2002), em especial, no conceito de experiência. A análise de dois documentos, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) nos faz compreender a visibilidade desse currículo a partir deles. Por fim, traço um marco histórico sobre o currículo a fim de entender a partir da história como estamos na perspectiva atual deste tema, embasando-me em Leite Filho (2013) e Silva (2010). Neste contexto realizo uma discussão sobre os caminhos que levam à uma prática por campos de experiências a partir da abordagem Reggio Emilia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com análise dos documentos traçando um paralelo com o currículo e os campos de experiências. O mote desta pesquisa busca inferir sobre a vinculação dos campos de experiências na prática com bebês e crianças pequenas reconhecendo as suas subjetividades e vozes. Torna-se também um convite à reflexão sobre a nossa observação como potência para buscar compreender as possibilidades do que os bebês e as crianças pequenas realmente querem nos narrar.

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