As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BNCC, BEBÊS E AS EXPERIÊNCIAS: UM LONGO CAMINHO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA DE SOUZA AVILA
Colaborador(es): MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 35367
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35367@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35367
Resumo:
Título: BNCC, BEBÊS E AS EXPERIÊNCIAS: UM LONGO CAMINHO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA DE SOUZA AVILA
Colaborador(es): MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 35367
Catalogação: 11/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35367@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35367
Resumo:
Essa monografia reflete sobre as orientações para o cotidiano com bebês e crianças bem pequenas, expressas na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017). Para tanto, além dos dispositivos legais dedicados à Educação Infantil no país, as DCNEI (BRASIL, 2010) e a BASE (BRASIL, 2017), as reflexões baseiam-se nos trabalhos de Walter Benjamin (2002) e Jorge Larrosa (2002), em especial, no conceito de experiência. A análise de dois documentos, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) nos faz compreender a visibilidade desse currículo a partir deles. Por fim, traço um marco histórico sobre o currículo a fim de entender a partir da história como estamos na perspectiva atual deste tema, embasando-me em Leite Filho (2013) e Silva (2010). Neste contexto realizo uma discussão sobre os caminhos que levam à uma prática por campos de experiências a partir da abordagem Reggio Emilia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com análise dos documentos traçando um paralelo com o currículo e os campos de experiências. O mote desta pesquisa busca inferir sobre a vinculação dos campos de experiências na prática com bebês e crianças pequenas reconhecendo as suas subjetividades e vozes. Torna-se também um convite à reflexão sobre a nossa observação como potência para buscar compreender as possibilidades do que os bebês e as crianças pequenas realmente querem nos narrar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |