$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EU ACHO QUE TODA MÃE DE CRIANÇA ESPECIAL, ELA TEM UMA SAGA A VIVER: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NUM CONTEXTO INCLUSIVO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: JAMILE CEZAR MARQUES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35361
Catalogação:  10/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35361@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35361

Resumo:
Esta monografia tem como tema a relação entre família e escola num cenário de inclusão. Tem como objetivo a reflexão sobre o cotidiano das crianças com necessidades específicas, com enfoque nos momentos vivenciados dentro da rotina da Educação Infantil, bem como, na participação da família nesse contexto. Para isso, a pesquisa destacou leis e documentos normativos, em nível nacional, priorizando aqueles que especificam os direitos e deveres da família, da escola e das pessoas com necessidades específicas. Faz-se referência a Buber (2009) sobre conceitos como: encontro, relação dialógica, reciprocidade, alteridade e desconhecimento do outro e a Rinaldi (2012) sobre a escuta das singularidades. Neste contexto, faço um convite à reflexão sobre como essas crianças e famílias podem ser acolhidas, sobre os desafios que encontram no dia a dia e o papel da escola frente a isto. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas semiabertas com mães de crianças com necessidades específicas. Esses encontros aconteceram em três bairros distintos do Rio de Janeiro, no ano de 2018, sendo eles: Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Com o material produzido nessas conversas, foram feitas análises interpretativas divididas por tópicos. O propósito desta pesquisa é o de aguçar o nosso olhar para o diferente, para os desafios que o permeiam e para as possibilidades. Pensar em estratégias para que escola e família caminhem juntas em prol do melhor para a criança.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui