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Título: A CRIANÇA NO PLANEJAMENTO DOCENTE
Autor: PATRICIA DORNELLAS MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35354
Catalogação:  10/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35354@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35354

Resumo:
Esta monografia aborda a presença dos saberes e dos questionamentos das crianças no planejamento docente em uma escola de educação infantil. Tem o objetivo de refletir sobre qual é o papel da criança no planejamento escolar, investigando quais são as contribuições que esta traz e os significados que isso leva para o seu aprendizado, compreendendo qual seria a função do docente ao planejar, propor as atividades e avaliar os registros posteriores. O estudo realizado caracteriza-se pela abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso realizado em uma escola. Como procedimento de pesquisa na coleta de dados foi realizado uma análise documental das orientações curriculares nacionais, dos registros feitos pela professora para o planejamento e anotações que realizados no período de estágio. Pretende contribuir para uma prática com mais qualidade e sensibilidade, colaborando para reflexões aos que se depararem com a construção dos planejamentos reconhecendo a criança como protagonista, valorizando a sua participação e tornando-a sujeito ativo na construção do conhecimento.

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