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Título: OS REQUEBROS DO MAXIXE: RAÇA, NACIONALIDADE E DISPUTAS CULTURAIS NO RIO DE JANEIRO (1880-1915)
Autor: MATHEUS PIMENTEL DA SILVA TOPINE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35332
Catalogação:  08/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35332

Resumo:
O presente trabalho investiga o processo de construção social do maxixe, uma dança de movimentos intensos e sensuais que fez parte do cotidiano dos cariocas entre os séculos XIX e XX. Com o auxílio das fontes da imprensa periódica, bem como músicas e peças teatrais, os casos analisados demonstram que a dança era forjada de maneira dinâmica, em diálogo com o mundo atlântico e com os conflitos sociais de um Rio de Janeiro em plena transformação. Baseado na experiência dançante de trabalhadores pobres, negros e pardos, o maxixe tinha seus significados estrategicamente construídos por diferentes sujeitos que encontravam na dança um objeto polissêmico de disputa e negociação sobre as tensões entre raça e nacionalidade colocadas pelo fim da escravidão.

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