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Avançada


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Título: FILME DE COLAGEM: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E LIMITAÇÕES NOS DOCUMENTÁRIOS DE ARQUIVO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIA MENEZES LIMA MOREIRA

Colaborador(es):  ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador
Número do Conteúdo: 35320
Catalogação:  05/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35320@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35320

Resumo:
O documentário é um gênero cinematográfico que se apresenta cada vez mais rico, com maiores produções de diferentes características. Como categorias desse gênero, existem os filmes biográficos e filmes de colagem. Enquanto o primeiro pretende narrar a vida de uma pessoa, o segundo refere-se ao material utilizado na produção da obra. No filme de colagem, faz-se uma busca em arquivos e seleciona-se fotografias, vídeos, cine-jornais e outras imagens que sirvam de material para a construção do documentário. O brasileiro Silvio Tendler é um dos documentaristas mais conhecidos, realizador de filmes que narram a vida de uma figura pública e de fatos históricos do Brasil. Este trabalho analisa os dois principais filmes do cineasta: Os anos JK – uma trajetória política (1980) e Jango – como quando e porque se depõe um presidente da República (1984). São apresentados temas como o resgate à memória e a construção do personagem no filme de colagem, além de abordar os usos e as limitações do material de arquivo; recursos sonoros, narrativos e visuais escolhidos pelo diretor para suprir e complementar esses possíveis limites que os arquivos apresentam; e a obra de Silvio Tendler como material referencial.

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