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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FILME DE COLAGEM: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E LIMITAÇÕES NOS DOCUMENTÁRIOS DE ARQUIVO Autor: JULIA MENEZES LIMA MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35320
Catalogação: 05/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35320@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35320
Resumo:
Título: FILME DE COLAGEM: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E LIMITAÇÕES NOS DOCUMENTÁRIOS DE ARQUIVO Autor: JULIA MENEZES LIMA MOREIRA
Nº do Conteudo: 35320
Catalogação: 05/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35320@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35320
Resumo:
O documentário é um gênero cinematográfico que se apresenta cada vez mais rico, com maiores produções de diferentes características. Como categorias desse gênero, existem os filmes biográficos e filmes de colagem. Enquanto o primeiro pretende narrar a vida de uma pessoa, o segundo refere-se ao material utilizado na produção da obra. No filme de colagem, faz-se uma busca em arquivos e seleciona-se fotografias, vídeos, cine-jornais e outras imagens que sirvam de material para a construção do documentário. O brasileiro Silvio Tendler é um dos documentaristas mais conhecidos, realizador de filmes que narram a vida de uma figura pública e de fatos históricos do Brasil. Este trabalho analisa os dois principais filmes do cineasta: Os anos JK – uma trajetória política (1980) e Jango – como quando e porque se depõe um presidente da República (1984). São apresentados temas como o resgate à memória e a construção do personagem no filme de colagem, além de abordar os usos e as limitações do material de arquivo; recursos sonoros, narrativos e visuais escolhidos pelo diretor para suprir e complementar esses possíveis limites que os arquivos apresentam; e a obra de Silvio Tendler como material referencial.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |