$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CLÁUSULA KNOCK FOR KNOCK NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA SOB A ÓTICA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Autor: RICARDO DA SILVA AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO JACINTO TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35276
Catalogação:  01/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35276@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35276

Resumo:
A indústria de óleo e gás apesar de estar sofrendo com a redução de recursos, diminuição nas atividades e a contração do valor de sua commodity, ainda é o setor que mais investe no país representando, segundo dados do BNDES, 53 por cento do capital a ser investido pela indústria brasileira no triênio 2016- 2019. Baseado nesta informação o presente estudo foi executado com o objetivo de analisar a cláusula Knock for Knock, largamente utilizada no mercado petrolífero mundial, verificando a sua validade perante a legislação brasileira. Para esta averiguação, será estudado o instituto da responsabilidade civil e a sua regra geral quanto ao entendimento de que o causador do dano tem que reparar integralmente os danos que causou. Também será analisado a validade da aplicação da cláusula de não indenizar perante o Código Civil de 2002, bem como a aplicação do princípio da autonomia da vontade e o uso de cláusula compromissória nos contratos internacionais da indústria de óleo e gás, com o foco especial no que diz respeito a escolha do foro e lei a ser aplicada em tais contratos pactuados. Além disso, serão exploradas as principais características da cláusula Knock for Knock e a razão pela qual os atores da indústria petrolífera utilizam-a. Desta forma, o presente estudo pretende contribuir para uma análise mais profunda sobre a validade da recepção da cláusula Knock for Knock no ordenamento jurídico brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui