$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A GEOGRAFIA DOS PARQUES URBANOS: CARTOGRAFANDO AS SIMBOLOGIAS E MORFOLOGIAS DO CAMPO DE SÃO BENTO EM NITERÓI-RJ
Autor: CLARA MARIA SANTOS DE LACERDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO ALONSO MORAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35227
Catalogação:  25/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35227@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35227

Resumo:
Os Parques públicos se constituem num espaço interessante da malha urbana, favorecendo novas perspectivas para o cotidiano das urbes. Nesse contexto, o Campo de São Bento 36 mil metros quadrados, cujo nome oficial é Parque Prefeito Ferraz, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é um importante ponto de encontro dos moradores da cidade e de outras proximidades, além de ser o local de inúmeros eventos culturais e gastronômicos. Com uma história que data do século XVII, o Campo de São Bento apenas ganhou sua atual forma no final do século XIX, sendo projetado pelo paisagista belga Arséne Puttemans, que o idealizou como um típico jardim romântico inglês. Por ser um espaço público, ele se constitui num núcleo onde a vida social pode se materializar. No entanto, se verifica a ausência de estudos acerca de sua ocupação, bem como a falta de um mapeamento de sua área de abrangência. Dessa forma, este trabalho intenciona analisar a morfologia e os usos que os frequentadores fazem desse parque, partindo de um horizonte de observação dos aspectos subjetivos e simbólicos presentes neste local. Para tanto, a fonte teórica referenciou-se na interface dos conceitos de lugar e espaço público, além das questões ligadas à arquitetura dos parques urbanos. Já a metodologia utilizou-se do esquema retirado do programa Arc Gis Earth, da revisão bibliográfica e das entrevistas e trabalhos de observação de campo. O produto desse trabalho de pesquisa é a confecção de três croquis do Campo de São Bento, localizando seus mosaicos espaciais, com uma estética visual mais próxima aos usos cotidianos deste lugar. O trabalho também analisa como esses croquis podem ser usados no ensino geográfico nas escolas de nível fundamental (segundo segmento). Nas considerações finais, verifica-se a relevância do Campo de São Bento e conclui-se que o produto desse trabalho contribui para sua maior manutenção, bem como para ajudar na localização dentro Parque.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui