$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: GÊNERO COMO PERFORMANCE: A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE RUANDA
Autor: TATIANE SOUZA DE ALBUQUERQUE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 35215
Catalogação:  25/09/2018 Liberação: 25/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35215@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.35215

Resumo:
Depois do conhecido genocídio de 1994 em Ruanda, o país atualmente vem ganhando visibilidade nas discussões sobre representatividade feminina devido aos seus indicadores positivos de igualdade de gênero. Por meio das perspectivas feministas das Relações Internacionais, o debate sobre gênero nos países africanos vem ganhando espaço. Após realizar análises de documentos oficiais de Ruanda, artigos acadêmicos, livros e demais fontes eletrônicas, foi possível perceber que, ainda que o país seja mais conhecido no meio internacional pelo recente conflito, Ruanda tem se recuperado por meio de iniciativas que partem desde mudanças na estrutura política até os movimentos que partem da iniciativa social local. Nesse sentido, as mulheres são peças fundamentais para a reconstrução do país, contribuindo por meio do peacebuilding que é incentivado em diferentes órgãos de tomada de decisão e outras organizações civis. Tal fato gerou uma série de discussões acerca do tema gênero, abarcando pensamentos teóricos pós coloniais e feministas das Relações Internacionais. Com isso, o presente artigo irá analisar a atuação das mulheres em Ruanda, levantando questões sobre as noções de democracia no país e a importância da implementação de políticas de incentivo como meio de se promover a igualdade de gênero.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui