$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A NOVIDADE RETRÔ: A ESTÉTICA DO PASSADO NAS FOTOGRAFIAS DO INSTAGRAM
Autor: LAURA TEIXEIRA DE LOYOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LILIANE RUTH HEYNEMANN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35193
Catalogação:  24/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35193@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35193

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender os motivos pelos quais os filtros retrôs, disponibilizados pelo Instagram, foram utilizados. Pretende-se aqui, explicar aspectos da linguagem fotográfica e da linguagem retrô. São abordados conceitos de nostalgia e contemporaneidade, as formas como essa linguagem se apresenta na fotografia e o que define o aplicativo Instagram, relatando sua história e a maneira como ele é utilizado por seus usuários. Para entender como os filtros resgatam elementos do passado, foi feita uma análise de algumas imagens publicadas por duas fotógrafas profissionais brasileiras que possuem perfis no aplicativo. Após a revisão teórica e o estudo das fotografias, foram realizadas entrevistas com as fotógrafas, que colaboraram para um entendimento mais claro de que os filtros são usados para dar um aspecto nostálgico às fotos, trazendo à tona um passado idealizado para o presente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui