XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRABALHOS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER ASSOCIADOS A PRÁTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO Autor: VERÔNICA DA ROCHA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35186
Catalogação: 21/09/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35186@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35186
Resumo:
Título: TRABALHOS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER ASSOCIADOS A PRÁTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO Autor: VERÔNICA DA ROCHA PEREIRA
Nº do Conteudo: 35186
Catalogação: 21/09/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35186@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35186
Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir como a prática e a pesquisa, possibilitadas por políticas públicas educacionais, contribui na formação de professores, o caso do PIBID de Geografia PUC-Rio. Para esse trabalho foi utilizado autores que dialogam com temas aqui abordados, foi necessário trazer relatos dos ex-bolsistas do PIBID de Geografia PUC-Rio, a respeito dos trabalhos de campo e da contribuição de tais atividades para formação como futuro professor. Para auxiliar na compreensão da atual dinâmica de formação docente na área da Geografia, recorremos a Foureaux (2017), já para abordar a importância da pesquisa na formação de professores utilizamos Lucíola Santos (2012). Ao abordarmos a contribuição da prática na formação de professores trouxemos Nóvoa (1992). Apresentamos o edital 61/2013, seus principais norteadores e a aplicação do edital no subprojeto da Geografia PUC-Rio. Para apresentar o Programa utilizamos Salomão e Monteiro (2017) e Rodrigues e Figueiredo (2017). Trouxemos as dez ações que basearam os bolsistas do subprojeto de Geografia da PUC-Rio na vigência do edital 61/2013. Dentre as dez ações aprofundamos a análise e discussão sobre a ação oito, planejamento e execução de trabalhos de campo. Para realizar a análise e discussão trouxemos alguns dos trabalhos de campo realizados com turmas da Escola Municipal George Pfísterer, escola parceira do PIBID de Geografia PUC-Rio durante a vigência do edital 61/2013.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |