$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TRABALHOS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER ASSOCIADOS A PRÁTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VERÔNICA DA ROCHA PEREIRA

Colaborador(es):  REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 35186
Catalogação:  21/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35186@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35186

Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir como a prática e a pesquisa, possibilitadas por políticas públicas educacionais, contribui na formação de professores, o caso do PIBID de Geografia PUC-Rio. Para esse trabalho foi utilizado autores que dialogam com temas aqui abordados, foi necessário trazer relatos dos ex-bolsistas do PIBID de Geografia PUC-Rio, a respeito dos trabalhos de campo e da contribuição de tais atividades para formação como futuro professor. Para auxiliar na compreensão da atual dinâmica de formação docente na área da Geografia, recorremos a Foureaux (2017), já para abordar a importância da pesquisa na formação de professores utilizamos Lucíola Santos (2012). Ao abordarmos a contribuição da prática na formação de professores trouxemos Nóvoa (1992). Apresentamos o edital 61/2013, seus principais norteadores e a aplicação do edital no subprojeto da Geografia PUC-Rio. Para apresentar o Programa utilizamos Salomão e Monteiro (2017) e Rodrigues e Figueiredo (2017). Trouxemos as dez ações que basearam os bolsistas do subprojeto de Geografia da PUC-Rio na vigência do edital 61/2013. Dentre as dez ações aprofundamos a análise e discussão sobre a ação oito, planejamento e execução de trabalhos de campo. Para realizar a análise e discussão trouxemos alguns dos trabalhos de campo realizados com turmas da Escola Municipal George Pfísterer, escola parceira do PIBID de Geografia PUC-Rio durante a vigência do edital 61/2013.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui