$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A LÓGICA DO SISTEMA ESCOLAR E A TRANSFIGURAÇÃO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 35102
Catalogação:  17/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35102@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35102@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35102

Resumo:
O presente trabalho se propôs inicialmente a investigar quais são, na visão de professores de uma escola pública de Nível Médio da cidade do Rio de Janeiro, as metas e objetivos de suas respectivas disciplinas, da escola onde lecionam, e do ensino público de modo geral. Partindo da experiência prática do autor para a configuração do objeto, e das contribuições teóricas de Bourdieu, Ball e outros autores ligados à sociologia da educação, o estudo indica a existência de uma distância entre as metas e objetivos educacionais propostos e os realizados, e que a avaliação escolar reflete as finalidades do ensino para aqueles que avaliam. O trabalho de campo consistiu em entrevistas semiestruturadas com o diretor da escola, com 16 professores representando as diferentes disciplinas do currículo, que tinham 10 ou mais anos de magistério de Nível Médio, e observações dos Conselhos de Classe de final de ano letivo. Os achados apontaram para a falta de clareza na definição dos objetivos das disciplinas, e para o desconhecimento de metas e objetivos da escola na qual trabalham e da educação pública em geral. Ficou evidenciado que há uma transfiguração das finalidades do ensino, desde os documentos oficiais ou propostas pessoais dos professores, até os momentos de avaliação, especialmente os últimos do ano letivo e, para além disto, como achado da pesquisa empírica, foi percebido que estas modificações são dadas por uma lógica escolar característica e definidora da dinâmica do ofício docente. O guia de trabalho cotidiano para os professores é dado parcialmente pelo currículo da disciplina, parte por uma elaboração pessoal de cada professor, e parte por uma cultura professoral que valoriza, sobretudo, aspectos atitudinais dos alunos em lugar dos conhecimentos disciplinares. É ressaltada a contradição entre as boas intenções dos professores em aprovar os alunos com baixo nível de aprendizagem e o resultado de suas ações na reprodução das desigualdades escolares e sociais. A estrutura social específica do Brasil é analisada e é percebida a congruência entre esta, caracterizada pela desigualdade social, autoritarismo e tutela, e a atitude manifestada pelos professores pesquisados em sua cultura professoral de valorizar sobretudo os objetivos ligados à educação, despertar do indivíduo, preparação para a cidadania (e outros relacionados a estes), amenizar os conteúdos disciplinares, reduzi-los em quantidade e em profundidade, relativizar os critérios adotados para avaliação, e disposição em dar notas aos alunos com o intuito básico de aprovação escolar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui