$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UM RESGATE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO JUDAICA DA ESCOLA ELIEZER STEINBARG: MAX NORDAU 1954 - 2011
Autor: DEBORAH DIMANT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KEILA GRINBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35086
Catalogação:  14/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35086@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35086

Resumo:
O objetivo de trazer o histórico do desenvolvimento da Escola Eliezer Steinbarg no Rio de Janeiro foi o de contribuir com a cultura judaica. A pergunta foi para saber como a Escola vem contribuindo com a educação e cultura judaica para manter viva a historia e a identidade de um povo? A metodologia usada baseou-se em dois instrumentos, fontes primárias oferecida pela própria escola e entrevistas cedidas por Tova Sender, Tânia Holperin, Dora Fraifeld e Marcos Lahtermaher que atuaram na Escola de diferentes maneiras. Esta pesquisa se justificou porque vem trazer a luz a historia do desenvolvimento ideológico da escola e a importância do papel dela na comunidade judaica. Acreditando na necessidade da transformação metodológica da educação judaica, buscou-se conhecer como ela se comportou ao longo do tempo e, o que deve fazer nos dias de hoje para manter a identidade e a qualidade pedagógica. O capítulo I apresentou parte da história do desenvolvimento da Escola desde a sua fundação até o ano de 1960. No capítulo II relato as suas transformações a partir do ano de 1970, o marco histórico da fusão do Eliezer Steinbarg com Max Nordau e, a construção de uma nova identidade para sua comunidade. No Capítulo III, as entrevistas que confirmaram parte da sua historia. E, na conclusão saliento sobre a importância das mudanças pedagógicas para a retomada do lugar de destaque que sempre lhe pertenceu enquanto identidade judaica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui