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Coleção Digital

Avançada


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Título: ENGENHARIA DE TRÁFEGO COM MPLS
Autor: HUMBERTO RANGEL PRAÇA SALVADOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDERSON OLIVEIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35046
Catalogação:  11/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35046@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35046@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35046

Resumo:
Nas redes de computadores atuais, um dos maiores problemas é que as rotas preferidas tendem a convergir pelos caminhos de maior banda. Tal decisão causa o desperdício de recursos, de forma a haver muito tráfego em poucos enlaces. Isso ocorre porque os protocolos IGP sempre tomam o caminho de menor custo da origem até um destino. Contudo, o caminho de menos custo nem sempre é o mais rápido ou o menos congestionado. Nesta monografia propomos a utilização de um dos principais serviços do MPLS, a utilização da Engenharia de tráfego. Ela se torna indispensável para otimização da utilização da rede, permitindo obter o máximo que puder da infraestrutura já existente ou para tratar um congestionamento inesperado (algum evento que mude drasticamente seu padrão de tráfego). Com a MPLS TE (Traffic Engineering) túneis podem ser criados, removendo parte do tráfego de enlaces congestionados, redirecionando para caminhos não congestionados.

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