$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MULTIPLEXAÇÃO POR DIVISÃO DE COMPRIMENTO DE ONDA APLICADA A REDES ÓPTICAS DE CURTA DISTÂNCIA BASEADAS EM FIBRAS ÓPTICAS POLIMÉRICAS
Autor: DIANNE SCHERLY VARELA DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDERSON OLIVEIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35035
Catalogação:  10/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35035@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35035

Resumo:
A proposta deste trabalho é iniciar um estudo sobre a integração da tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing) com as POFs (Polymer Optical Fibers), para operação em redes de curta distância – HANs (Home Area Networks) e SANs (Storage Area Networks). O aperfeiçoamento dos antigos e a criação de novos serviços de telecomunicações originam uma demanda por largura de banda cada vez maior, implicando na necessidade de aprimoramento das tecnologias de telecomunicações para atender a esta demanda de forma adequada. Para tanto, duas soluções plausíveis (dentre outras) são a substituição do meio físico e a utilização da multiplexação. A fibra óptica é conhecida pela sua grande capacidade de transmissão, aliada a uma ótima qualidade do sinal transportado, constituindo o meio físico ideal para sistemas que requerem transmissão de dados a taxas elevadas e com baixa taxa de erros. Assim, em muitos sistemas indica-se a substituição dos cabos metálicos por fibras ópticas para agregar melhor qualidade. A POF é indicada para uso em pequenas redes devido à facilidade de manipulação e instalação, elevada capacidade de transmissão e baixo custo da tecnologia correlata, dentre outras características. A multiplexação, por sua vez, permite a transmissão de múltiplos sinais enviados por uma ou mais origens, minimizando o desperdício de banda do meio físico, além de possibilitar o aumento da vazão de uma origem específica. Nas redes ópticas utiliza-se comumente a multiplexação WDM, porém, para POFs ainda não existe um dispositivo multiplexador/demultiplexador disponível comercialmente, apesar de existirem protótipos desenvolvidos. Alguns deles são apresentados ao final deste trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui