INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A POESIA ME SALVARÁ: MÍSTICA E AFETO PARA UMA CRISTOLOGIA TEOPOÉTICA NA OBRA DE ADÉLIA PRADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA BAPTISTA CAMPOS

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Número do Conteúdo: 34988
Catalogação:  03/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34988@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34988@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34988

Resumo:
A teologia tem diante de si o desafio de falar de Jesus Cristo no mundo contemporâneo e a obra de Adélia Prado se apresenta como um raro momento da literatura brasileira em que vislumbramos uma expressão da experiência cristã. Os versos de Adélia Prado nos revelam uma experiência cristológica visceral, afetiva que traduz o ápice da mística cristã: a figura do amor esponsal e erótico, personificado nos amantes ou nos noivos. A mística é o fio condutor que costura literatura e teologia na obra de Adélia Prado. A poética adeliana expressa uma mística centrada no Mistério da Encarnação que valoriza as dimensões que afetam o corpo e o cotidiano, os desejos e sentimentos humanos. A teopoeta nos conduz a olhar a Deus pela beleza e pela glória, pela forma, pelo paradoxo, pelo mistério, pela palavra e pelo silêncio, pelo verso e pelo avesso. Seus textos poético-místicos comunicam uma experiência real e têm força de kerigma. Encontramos na obra adeliana uma cristologia teopoética que também se relaciona com a antropologia, com a estética e com a pneumatologia. Na dimensão antropológica, a teopoética articula uma concepção dinâmica do ser humano em uma perspectiva de crescimento e amadurecimento. Em relação à estética, a perspectiva de Adélia tem o foco direcionado à experiência cristã: Jesus é Poesia de Deus. A cristologia teopoética é construída no afeto pelo Espírito, advém de uma experiência poética – cristopatia – e de um seguimento – cristonomia. É a fala da experiência, uma comunicação da experiência. A poesia me salvará, pois ela guarda o paradoxo do mistério cristão – a beleza do crucificado. Silêncio e palavra, medo e desejo, luz e sombra. Poesia-oração que é discurso dirigido a Deus, processo, metanóia, liberdade e regeneração humanas. A obra poética adeliana é um canto, soprado e inspirado pelo Espírito Santo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui