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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34957
Catalogação: 30/08/2018 Liberação: 30/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957
Resumo:
Título: A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34957
Catalogação: 30/08/2018 Liberação: 30/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34957@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34957
Resumo:
O mercado tecnológico é movido pela demanda por inovações frequentes e substanciais e a consequente agilidade dos processos. Em busca de inovação, não raro as empresas se contentam com melhorias incrementais para apresentar produtos antes de seus concorrentes e garantir o retorno esperado pelos investidores. Com o objetivo de incrementar a criatividade das equipes desenvolvedoras essa pesquisa se concentrou na seguinte hipótese: se a produção criativa do brainstorming com crianças fosse utilizada nos processos de design de produtos o grau de inovação e a quantidade de produtos inovadores aumentaria. Os métodos e técnicas utilizados para essa investigação foram: entrevistas com CEOs de empresas de tecnologia digital; questionário para desenvolvedores de produtos desse tipo; entrevistas com professoras e psicopedagogas; experimento no qual crianças, equipe de desenvolvimento e designers experientes foram envolvidos. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a refutação da hipótese, já que o processo de design do desenvolvimento de produtos digitais inovadores não foi otimizado com a produção criativa das crianças. Apesar dos resultados a inserção da variável fez com que fosse gerada uma maior quantidade de boas ideias. Foi possível criar um passo-a-passo para que o brainstorming com a influência da produção criativa das crianças possa ser replicado em processos de Design.