INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EXÉRCITO BRASILEIRO: A TRANSFORMAÇÃO COMO VALOR E O VALOR DA TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO DA FAMÍLIA MILITAR COMO FATOR DE ABERTURA PARA A SOCIEDADE E DE TRANSFORMAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EVERTON ARAUJO DOS SANTOS

Colaborador(es):  EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 34898
Catalogação:  24/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34898@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34898@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34898

Resumo:
Realizou-se um estudo do Exército Brasileiro sob a perspectiva das transformações institucionais que têm se operado no seu interior nas últimas três décadas e do trabalho de conservação de valores que a Instituição Militar vem implementando no sentido de preservar seu ethos e sua identidade. A primeira parte trata da transformação como um valor, sendo analisada a família do militar como um fator que tem promovido transformações profundas na Instituição. Foi observado o fato de que a família, ao mesmo tempo em que é parte do público interno do Exército, também integra as demais instituições da sociedade mais ampla, sendo por elas influenciada. Em virtude desta posição, a família tem levado para dentro da Instituição novas ideias em transformação que pululam no mundo social exterior ao campo militar. O universo pesquisado foi o dos oficiais formados pela Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN. Foram analisadas influências que, advindas da sociedade mais ampla, são exercidas sobre o oficial de AMAN pela via da sua família desde a sua formação, como cadete, já na escolha da Arma, e outras que interferem na qualidade do desenvolvimento da carreira que, ao ser paulatinamente modificada, promove, por sua vez, transformações na própria Instituição. Observou-se, assim, que a família militar tem realizado a interface do Exército com a sociedade mais ampla. A segunda parte trata do valor da transformação por meio do movimento de conservação empreendido pelo Exército Brasileiro no sentido de preservar suas características consideradas essenciais. Analisou-se a forma como os oficiais de AMAN se veem em face da sociedade mais ampla e os conceitos que, segundo eles, compõem o ethos militar: a tradição e a autoridade, e como estes conceitos se manifestam dentro do campo militar. Por fim, a terceira parte se constitui na síntese das duas anteriores. Discorre sobre a trajetória institucional do Exército em face dos movimentos de transformação e de conservação que configuram seu ambiente social, interno e externo; como se construiu sociologicamente em instituição e os desafios que têm sido enfrentados nestes dias de transformações galopantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui