INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GEORG BASELITZ E ANSELM KIEFER: MOTIVO E HISTÓRIA: A RETOMADA ROMÂNTICA DA ARTE ALEMÃ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLARA CAVENDISH WANDERLEY ROTH

Colaborador(es):  RONALDO BRITO FERNANDES - Orientador
Catalogação:  21/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34849@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34849@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34849

Resumo:
As obras dos dois artistas alemães Anselm Kiefer e Georg Baselitz e sua importância na retomada da arte germânica e européia no cenário da arte mundial são objetos de estudo deste trabalho. Ao reviverem suas próprias histórias de vida em sua prática artística, esses artistas transformam as reminiscências do passado em motivo (Leitmotiv) para a criação. Assimilando e explorando suas experiências vitais para transformá-las em matéria constituinte de suas poéticas, efetuam o resgate de um pathos tipicamente romântico. O olhar para a história comum, o nazismo, o comunismo, o período pós-guerra e a divisão da Alemanha e suas consequências pontuam suas obras. A semelhança estética entre suas poéticas faz-se presente em seu caráter monumental, no impulso pictórico, expressivo e brutal, bem como na qualidade gestual de suas obras. Também coincidem no regaste da figuração e de um simbolismo que alude a questões sociais, políticas e históricas, partindo de uma vivência pessoal.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E NOTAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui