$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PATRICK MODIANO: A CARTOGRAFIA DE UM AUTOR, A ESCRITA DE UMA CIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ILANA GOLDFELD CARVALHO

Colaborador(es):  RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador
Número do Conteúdo: 34844
Catalogação:  21/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34844@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34844@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34844

Resumo:
Patrick Modiano: A cartografia de um autor, a escrita de uma cidade é uma investigação do papel que a memória e o espaço físico da cidade desempenham na escrita de Patrick Modiano, em particular no livro Para você não se perder no bairro (lançado no Brasil em 2015 e na França como Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier, em 2014). O projeto literário do escritor francês vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2014 é marcado pela existência de elementos autobiográficos e é considerado por muitos críticos como autoficção. O presente estudo procura compreender quais características temáticas, linguísticas e narrativas são típicas de sua escrita e, para tanto, também faz uso de entrevistas concedidas pelo autor. Analisa, em seguida, as diferentes concepções de memória que podem ser relacionadas ao escritor e como estas se manifestam em seus textos. A pesquisa mostra como o esquecimento ocupa lugar de destaque em Para você não se perder no bairro e a relação entre o processo de rememoração do protagonista e Paris, notando, assim, como o espaço pode ser visto como um repositório da memória. Deste modo, o presente trabalho investiga como Modiano traça um mapa de experiência em sua obra, elaborando uma cartografia afetiva a partir de restos do passado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui