INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: REDES COMUNITÁRIAS COMO FACILITADORAS DE AÇÕES INTEGRADAS: O CASO DA REDE DO BOREL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANA FAUSTINO FERREIRA

Colaborador(es):  MARCOS COHEN - Orientador
Catalogação:  20/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34828@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34828@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34828

Resumo:
Este trabalho estuda, sob a perspectiva da gestão participativa, como a articulação na estrutura de rede pode facilitar o papel dos atores sociais para transformar as propostas da comunidade em ações concretas e integradas, seja com o poder público ou com a iniciativa privada. A análise utilizou a metodologia da pesquisa-ação aplicada à Rede Comunitária do Borel no sentido de observar o papel de articuladora e protagonista na transposição da proposta de desenvolver um plano de ação que atendesse melhor às necessidades da comunidade em relação ao sistema de coleta de lixo. Para isto, foi feita uma revisão da literatura sobre organizações em rede, gestão participativa e gestão integrada de resíduos sólidos. A metodologia empregada proporcionou um espaço de debate construtivo e troca de conhecimento entre a população, técnicos da Comlurb e esta pesquisadora. Os resultados foram positivos do ponto de vista participativo e também prático com a implantação do plano sugerido pela comunidade, mas compreendendo que a educação ambiental necessária para o sucesso completo da ação deve ser contínua e não acaba com a implantação do novo sistema de coleta. O estudo sugere que a organização comunitária em rede mostra-se como um facilitador da promoção de ações conjuntas, principalmente, quando há abertura do Estado para o desenvolvimento políticas públicas participativas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui