INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O LUGAR-ESCOLA EM DISCURSO: ETNOGRAFIA, IDENTIDADE E EPISTEMOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO DE MATOS REIS

Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação:  14/08/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34773@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34773@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34773

Resumo:
A presente tese tem por objetivo estudar a construção discursiva de um lugar-escola no contexto de uma instituição municipal de ensino localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Paralelamente, são realizadas discussões sobre os conceitos de identidade, lugar e ficção a fim de evidenciar como sua imbricação pode contribuir para avanços na pesquisa qualitativa. O trabalho de inspiração etnográfica conta com dados gerados ao longo dos anos de 2015 e 2016 com a participação de estudantes com idades entre 14 e 17 anos. A análise encontra-se dividida em três seções contemplando três tipos de dados. A primeira compreende textos de inspiração etnográfica escritos pelos alunos e analisados segundo a noção antropológica de lugar; a segunda traz fotografias etnográficas e trechos de conversas com os alunos-fotógrafos com foco em questões identitárias emergentes; por fim, narrativas ficcionais autorais ambientadas na escola são analisadas visando a evidenciar as possíveis contribuições desse tipo de produção imaginativa para a pesquisa qualitativa. Todo embasamento teórico e análise foram interdisciplinarmente construídos à luz de teorias pós-estruturalistas dos estudos da linguagem, da filosofia e da antropologia. A análise evidenciou a concretude pragmática da construção discursiva do lugar-escola e sua influência nas relações do cotidiano escolar. Além disso, esta tese, em conteúdo e forma, traz o discurso como profícua arena apaziguadora da dicotomia real (lido como verdade) e ficção (lida como farsa). As observações realizadas neste trabalho indicam que, entendida como lugar antropológico complexo, a escola ganha contornos e revela nuances caras ao trabalho em educação, tanto do ponto de vista pedagógico quanto político. Finalmente, apontam para a necessidade de um maior investimento em um real diálogo entre diferentes áreas das ciências humanas como meio para fortalecer e democratizar o conhecimento produzido nas pesquisas qualitativas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui